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Terapia Assistida por Cães (TAC)

A Terapia Assistida por Cães (TAC) é uma intervenção terapêutica estruturada, conduzida por profissionais qualificados, na qual cães especialmente treinados atuam como mediadores no processo terapêutico. O objetivo é promover o bem-estar emocional, a regulação comportamental, o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e motoras, e aumentar a motivação da criança para participar nas atividades terapêuticas.

ENQUADRAMENTO PROFISSIONAL

A Terapia Assistida por Cães (TAC) é uma intervenção terapêutica formal conduzida por profissionais qualificados — psicólogos, terapeutas ou outros técnicos — que integram cães especialmente treinados como co-terapeutas no processo clínico. O cão é considerado um mediador com características únicas que facilitam comunicação, vínculo, regulação emocional e abertura ao processo terapêutico.

EVIDÊNCIA CIENTÍFICA DOS BENEFÍCIOS

  • Regulação emocional e redução de ansiedade: diminuição de explosões comportamentais, maior autocontrolo e estabilidade emocional.

  • Bem‑estar em contexto clínico: redução de stress, aumento da satisfação de utentes e famílias.

  • Competências sociais em crianças com autismo: melhorias na comunicação, iniciativa social, autonomia e afeto.

  • Benefícios cognitivos: aumento da atenção, memória de trabalho e capacidade de planeamento.

  • Regulação fisiológica: redução do cortisol e promoção de co-regulação entre a criança e o animal.

DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO

  • Domínio Emocional: autorregulação, gestão da ansiedade e estratégias de coping.

  • Domínio Socioemocional: empatia, vínculo seguro, interação positiva e resolução de conflitos.

  • Domínio Cognitivo: atenção, planeamento, tomada de decisão, organização.

  • Domínio Motor: coordenação motora fina (grooming) e grossa (circuitos com o cão).

  • Domínio Motivacional: aumento do envolvimento terapêutico, persistência e adesão.

POPULAÇÃO‑ALVO

Indicado especialmente para crianças com:

  • Ansiedade, fobias ou medo de cães;

  • Perturbações emocionais ou comportamentais;

  • TDAH ou perturbações de desenvolvimento;

  • Baixa autoestima;

  • Dificuldades de interação social;

  • Necessidade de terapias motivadoras e não invasivas.

PRINCÍPIOS DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

  • Seleção criteriosa de cães com temperamento estável e treino positivo.

  • Planeamento terapêutico com objetivos definidos, estratégias e avaliação contínua.

  • Adaptabilidade: cada sessão é regulada segundo o ritmo e necessidades da criança.

  • Trabalho interdisciplinar com psicólogos, terapeutas, escolas e famílias.

  • Ética e bem-estar animal como prioridade absoluta.

OBJETIVO FINAL

  • Promover o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e motor da criança através de uma intervenção terapêutica estruturada, segura, acolhedora e baseada em evidência.

​Contato

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